top of page

Janeiro Branco

Janeiro Branco: mês de ficar atento aos cuidados com a saúde mental

 

A chegada de um novo ano é marcado por ser um momento de grande expectativas com novos projetos, mas ao mesmo tempo pode gerar ansiedade e preocupação. Para um grande número de pessoas esse conjunto de fatores mexe com as emoções e chega até afetar a saúde mental. 


Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono, preocupação excessiva, esses são alguns sintomas que o corpo pode apresentar indicando que está na hora de dar atencão à saúde mental. Criado em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco é uma campanha que alerta sobre a importância da saúde mental e emocional e busca estimular a prevenção das doenças decorrentes do estresse.


Segundo o Ministério da Saúde, um dos problemas que mais afeta a população brasileira é a ansiedade, que pode ser causada por uma variedade de fatores, como estresse, pressões sociais, problemas financeiros e traumas. Depressão, seguida de transtornos alimentares, transtorno bipolar e transtornos relacionados ao uso de substâncias são outros distúrbios recorrentes no país.


As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.


Cuidar da saúde mental é tão importante quanto a saúde física, pois ela afeta todos os aspectos da nossa vida, desde os relacionamentos até o desempenho no trabalho.


Listamos algumas dicas que podem melhorar a sua saúde mental:

- Praticar alguma atividade física ( pode ser caminhada)

- Dormir bem 

- Ter uma alimentação saudável

- Reservar um tempo para momentos de lazer 

- Ler um livro

- Fazer atividades com a família ou amigos

- Desenvolver uma nova habilidade ( música,teatro, costura, artesanato)

- Estabelecer objetivos de vida 

 

Lembre-se sempre que, cuidar da saúde mental é importante em qualquer época do ano e não somente no mês de janeiro.


*Giliane Greff - Jornalista - RP. 12783




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page