top of page

Inauguração do CCD

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 28 de maio o Centro de Convivência Dia, CCD , em Florianópolis.


Projetado para ser uma referência nacional para atendimento a pessoas em situação de rua, o projeto é promovido pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com o NurreviBrasil.


O CCD vai atender 150 usuários que podem ser os acolhidos da passarela da cidadania e também as pessoas em situação de rua da capital.


O atendimento será das 7 às 19h nos sete dias da semana , de forma ininterrupta onde eles terão oportunidade de fazer 3 refeições diárias ( café da manhã, almoço e lanche da tarde) num grande refeitório e copa de apoio, promovendo dignidade e inclusão social.


No local os PSR poderão, eles mesmos, cuidar da sua higiene pessoal pois há banheiros, chuveiros e lavatório. Também poderão cuidar das suas roupas e vestimentas através da lavanderia social.

O local vai oferecer 6 máquinas de lavar e 6 de secar e auto atendimento para lavar roupas.

No local também estará disponível uma lavanderia industrial que atenderá as demandas da Passarela da Cidadania.


Uma máquina de lavar e secar vai proporcionar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho.


Novas Oportunidades


O CCD também é um espaço que vai promover capacitação profissional e novas oportunidades a pessoas em situação de rua.


No local foi organizado uma biblioteca, 12 salas de aulas e espaço multiuso como quadras poliesportivas , sendo duas quadras de futebol/ polivalentes , uma pista de atletismo, além de mini palco para apresentação de dança e teatro.


Serão oferecidas 12 oficinas nas salas de aula sendo elas: marcenaria, teatro, dança, pintura em tela, animação,fotografia e jornalismo, educação ambiental, luthieria e educação física A , que vai contemplar os esportes de solo como futsal, vôlei, futebol entre outros, e educação física B, que vai contemplar os jogos de mesa como xadrez, pingue pongue, pebolim e damas. Além de montagem e manutenção de computadores.


Tudo isso vai permitir uma grande oportunidade de aprendizado e novas vivências, proporcionando um resgate de vínculos e a possibilidade de um recomeço no mercado de trabalho.


A equipe multidisciplinar é comporta por pedagoga, assistente social,psicóloga, enfermeira, administração e coordenação , além dos professores das 12 oficinas oferecidas.


Parceiros da Cidade


Além de todas as oficinas oferecidas nas mais diversas modalidades, o CCD também vai oferecer cursos profissionalizantes nas áreas de limpeza urbana, jardinagem, pintores, servente de obras e pedreiros. Essas oportunidades serão ofertadas através do programa parceiros da cidade, onde os aprendizes receberão certificados e serão encaminhados a vagas no mercado de trabalho.


No período noturno, das 19 às 22h o refeitório do CCD será usado por representantes do movimento de rua e de ONGs que servem alimentação para pessoas em situação de rua. Tudo isso num ambiente limpo, estruturado e organizado com banheiros, chuveiros e lavatórios, oportunizando que eles mesmo façam a sua higiene antes e depois das refeições.

Dessa forma o CCD vai contribuir para atender também a demanda do Restaurante Popular, já que as 300 pessoas atendidas hoje serão direcionados para o refeitório do CCD com toda essa estrutura.




59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page